segunda-feira, 8 de março de 2010

HISTÓRIA SEM FIM OU ZOOLÓGICO DO XHYKUZ - PRIMEIRO CAPÍTULO

Fui gentilmente convidado pelos animais para ser o escriba oficial do documento intitulado : AS DORES DO MUNDO.
Ficou definido que após os cerimoniais formais,elegeriamos os representantes legais.

escriba:
Aceito com prontidão,
e juro colaborar,
nesta penosa missão,
que iremos começar.

porta voz e mediador:
O papagaio será porta voz,
a coruja,mediador,
e também juraram ante nós,
cumprir a missão com louvor.

escolha dos queixosos:
Vamos fazer um sorteio,
para ordenar os reclamos,
e atender os anseios,
de todos que aqui estamos.

Terminada a burocracia,
vamos por mãos a obra,
a primeira queixa do dia,
é privilégio de Dona Cobra.

Dona Cobra:
Quero que tirem meu nome,
Das Sagradas Escrituras,
Pois a maçã Adão come,
mas é Eva quem segura.

Sr.Coruja:
Caneta nisso,escriba molenga.
A cobra não quer o fado,
de criadora do pecado.

Papagaio:
Silencio,fiquem calados,quero a platéia quetinha,
pois agora ouviremos,as mazelas da Galinha.

Galinha:
Não queremos mais a fama,
das estórias e piadas,
pois as mulheres são as sacanas,
e nós é que somos acusadas

Sr.Coruja:
Escriba,acorde e escreva.
A galinha,pelo que sinto,não gosta de ovos nem de pinto.

Papagaio:
Todos quietos,parem com esse rebú,pois o próximo
escolhido é o garboso Perú.

Perú:
Deus comigo sempre apela,
no seu juizo final,
me levando pra panela,
bem na véspera do natal.

Sr.Coruja:
Escriba,anota aí.
O Perú quer mais um dia,que Deus lhe de essa Graça,
pra que passe a noite inteira,se enchendo de cachaça.

Papagaio:
Agora mais um sorteado,pra nos fazer seu relato,
amigos e amigas ouçam,vai falar o negro Gato.

Negro Gato:
Não gosto que digam que eu,
Aos outros sempre dou má sorte,
Pois a vida ,quem lhes deu,
tambem vai lhes dar a morte.

Sr.Coruja:
Papel e caneta,escriba perneta.
O Gato Negro disse sem pestanejar,
que não é obra do azar,
mulher feia não casar.

Papagaio:
O próximo escolhido foi,aquele que era
Touro e agora virou Boi.

Sr.Boi:
No açougue sou carne de vaca,
e meu corpo vai pro forno,
mas pior que os golpes de faca,
é a minha fama de corno.

Sr.Coruja:
Presta atenção no meu dito,escriba maldito.
O boi pensa que a cabeça,é lugar de por adorno,
por isso em vez de chapéu,ele usa um par de corno.

Papagaio:
O novo sorteado é o gracioso Veado.

Veado:
Me chamam de afeminado,
não que eu ache anormal,
pois prefiro homem sarado,
com mulher eu passo mal.

Sr.Coruja:
Escriba machão,escreva com seu canetão.
Veado que é viado,adora quem lhe cutuca,
com um abraço apertado,e bafo quente na nuca.

Papagaio:
O próximo reclamante,vem em busca de justiça,
apresento a todos os senhores,o nobre Bicho Preguiça.

Bicho Preguiça:
Quem diz que o trabalho me afronta,
só sabe metade da missa,
sou Engenheiro de obra pronta,
o Dr.Bicho Preguiça.

Sr.Coruja:
Desta vez o texto é profundo,óh escriba vagabundo.
A noite é para dormir,o dia prá descançar,
por isso nem um decreto,obriga ele a trabalhar.

Papagaio:
Senhoras e Senhores,oucam com atenção quem vai lhe falar agora ,não precisa de dó nem de pena,com voces Dona Hiena.

Dona Hiena:
Cada um tem seu estilo,
de ser atriz de piada,
por isso eu como aquilo,
e ainda dou risada.

Sr.Coruja:
Escriba,escreva mais essa e vá almoçar.
Jantar no restaurante da Hiena é mico,é tão estranho que parece um ato cênico,o prato tem feitio de penico,e o guardanapo é papel higiênico

continua......depois do almoço.